A sua empresa aproveita os seus atuais clientes? Qual o valor de cada um para a sua empresa? Fazer esse cálculo é fundamental para saber quanto cada cliente pode render para a organização e qual o valor que ele pode gerar. E é justamente essa a função do lifetime value.
The lifetime value é uma métrica bastante importante para a empresa saber o valor que cada cliente irá gastar com a empresa durante o período em que se relaciona com ela. Ou seja, trata de lucratividade e saúde financeira do negócio.
Fazer esses cálculos é essencial para manter a sustentabilidade da empresa e se planejar a longo prazo, evitando surpresas no futuro e estar sempre um passo à frente.
Quer saber mais sobre esse tema? Vamos te explicar tudo sobre lifetime value a partir de agora!
O que é lifetime value?
A tradução literal de lifetime value – ou LVT em sua abreviação – é “valor vitalício”. Trata-se de uma métrica que traz uma perspectiva de lucro líquido que um cliente irá trazer para a empresa durante o tempo em que irá se relacionar com ela.

O foco desse indicador é em reter clientes. Obviamente que conquistar novos consumidores é fundamental para a sobrevivência da empresa, mas manter os clientes é tão importante quanto, uma vez que se trata de um ganho recorrente da organização.
O objetivo do lifetime value é analisar todos os clientes, de forma generalizada, e encontrar a média de valor gasto e o tempo de permanência deles. A partir desse cálculo, serão feitos ajustes para aumentar o valor e para fazer com que eles fiquem mais tempo na empresa.
Por que sua empresa precisa saber o lifetime value?
Esta é uma pergunta bem simples de responder: ter noção e clareza de quanto os clientes gastam, em média, no seu produto ou serviço e por quanto tempo eles continuam no seu negócio pode ajudar a:
- definir os orçamentos máximos para não exagerar nos gastos a longo prazo;
- saber quanto entrará de receita nos próximos meses;
- preparar um plano B, caso seja necessário aumentar a receita por perda de clientes;
- encontrar falhas que podem fazer com que os clientes deixem sua empresa muito cedo;
- identificar oportunidades para ter novos clientes e fidelizar os antigos.
Ou seja, saber e acompanhar o lifetime value fará toda a diferença na hora de tomar decisões na gestão da sua empresa e se preparar para os possíveis desafios que terá pela frente.
Como calcular o lifetime value?

Agora vamos te explicar, de forma bem simplificada, como calcular o lifetime value da sua empresa. Existe uma fórmula básica que você pode aplicar:
LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento
Vamos colocar em números: supondo que o valor gasto pelos seus clientes, em média, seja de R$ 500 e que seja pago uma vez por mês, ou seja, em todo o ano será 12 vezes. E digamos que o tempo médio de relacionamento dos seus clientes, desde a compra até o cancelamento, seja de 2 anos.
A fórmula, portanto, deixaria o cálculo desse jeito:
LTV = 500 x 12 x 3
LTV = (500 x 12) x 3
LTV = 6.000 x 3
LTV = 18.000
Sendo assim, o lifetime value dos seus clientes é de R$ 18 mil. Esse é o valor total investido por um cliente em sua empresa.

Caso o tempo de permanência seja menor do que 1 ano, você deve multiplicar o ticket médio pelo número de compras total. Por exemplo, se o tempo de contrato é de 6 meses:
LTV = 500 x 6
LTV = R$ 3 mil
Pronto! Agora você já sabe como calcular o lifetime value da sua empresa. Agora, acompanhe esse valor e comece a fazer o seu planejamento de forma mais assertiva!
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